Vida profissional e pessoal: como promover a saúde mental
- Psi Almir W. Souza
- 14 de abr. de 2023
- 2 min de leitura

É natural que com as constantes cobranças e auto-cobranças da vida moderna, o ser humano se sinta cada vez mais pressionado a ter altas produtividades no trabalho, nos estudos e nos resultados de forma geral. Sem contar que a exposição exagerada promovida pelas redes sociais desencadeia outros gatilhos que podem ser prejudiciais, como a comparação, a urgência, a sensação de estar sempre "para trás" em relação aos demais.
O equilíbrio é um dos requisitos para que a saúde mental se mantenha preservada neste contexto. Na prática, há que analisar com cuidado estes aspectos, porque o excesso de informação que rodeia as pessoas também as impulsiona a querer sempre mais em diversos aspectos da vida. Não que isso seja um problema. Acontece que o excesso dessa busca pode sim causar prejuízos para a saúde mental. Basta ver como se elevou o número de pessoas que sofrem com transtornos de ansiedade, de síndrome de pânico, assim como da síndrome de Bournout, entre vários outros problemas, nos últimos anos.
Como forma de evitar esses cenários, criar uma rotina em que sejam inclusos exercícios físicos, momentos de descompressão, de descanso ou de atividades que tragam outras percepções para o modo de ver a vida são alternativas que dão resultados positivos para a maioria das pessoas. Reavivar um hobby é mais uma opção para esta lista.
Favorecer o movimento do corpo, municiar a mente de bons pensamentos e trazer para a racionalidade os problemas que surgem é outra forma de passar bem por momentos que a ansiedade se aproxima, por exemplo.
Além disso, é preciso dar atenção a alimentação, que é outro fator que pode influenciar a fisiologia e a química do corpo e, inclusive, do cérebro. Quanto mais diversificado for o leque de nutrientes que você consumir, melhor vai ver o seu desempenho geral, bem como a sensação de bem-estar.
Lembre-se: trabalho é um dos aspectos da vida. Tem vários outros que complementam as experiências e tornam isso tudo mais envolvente e agradável. Mesmo assim, caso perceba que essa relação de equilíbrio esteja desregulada, é hora de procurar ajuda.
Até a próxima!
Se você se identifica com esta matéria, clique aqui e agende uma consulta!
Siga-nos em nossas redes sociais!
Comments